Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

O STF determinou a correção dos saldos do FGTS sob índice diverso da TR? Mentira!

Publicado por Icaro Lancelotti
há 5 anos

Diversos sites jurídicos, inclusive aqui na própria JusBrasil, têm veiculado informações sobre a "inusitada" notícia de que o Supremo Tribunal Federal determinara a correção dos saldos do FGTS.

Segundo os noticiadores (se é que assim podem ser chamados), a decisão oriunda do STF determinou a aplicação de índice diverso da TR aos saldos do FGTS, apesar de a lei própria que rege o fundo determinar a sua aplicação [da TR].

Aos colegas do ramo jurídico, alerto: as coisas não são bem assim. O RExtr. n. 611.503, que tratou da questão, não determinou a aplicação de índice diverso da TR ao FGTS, apenas reconheceu a natureza infraconstitucional da discussão, declarando a competência do STJ para tanto.

Em contrapartida, o STJ já decidiu no sentido de que a TR é aplicável ao FGTS, por não afrontar nenhuma disposição normativa de ordem infraconstitucional (REsp. 1.614.874).

Portanto, o que se tem agora é outra discussão, qual seja: a constitucionalidade do dispositivo legal da Lei n. 8.036/90 (que regulamenta o FGTS) que fixou a TR como índice de correção, discutida no STF pela ADI 5090, ainda pendente de julgamento.

Atentem-se, nobres colegas!

  • Publicações16
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações548
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-stf-determinou-a-correcao-dos-saldos-do-fgts-sob-indice-diverso-da-tr-mentira/731709695

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ótima observação colega. Eu tenho visto a notícia que anda circulando, de que o STF haveria reconhecido e que o prazo para entrar com a ação encerra em novembro de 2019. Já havia feito este estudo e cheguei a conclusão semelhante. continuar lendo